O bruxismo consiste no hábito de ranger e/ou apertar os dentes, especialmente, durante o sono. É bastante comum as pessoas que possuem esse hábito parafuncional apresentarem intensas e insistentes dores de cabeça, dores na mandíbula e dores na musculatura facial, além do desgaste dos dentes, podendo perder até o elemento dentário por completo. Também são comuns estalos ao abrir e fechar a boca.

Quando é diagnosticado?

Somente alguns casos são diagnosticados precocemente, pois a pessoa portadora desse hábito não sabe o barulho que faz e continua dormindo tranquilamente. Em compensação, a companheira ou companheiro que dorme ao lado é quem dá o alarme. Avisando, na maioria dos casos, tardiamente, sobre o barulho e com o desgaste dos dentes já iniciado.

E como o paciente pode perceber por si próprio que range os dentes?

O paciente deve ficar atento ao desgaste e amolecimento dos dentes. Dor de cabeça é o sintoma mais comum do ranger dos dentes. Zumbidos e dores de ouvido, também, podem ser sintomas ocasionados pelo bruxismo, além de dores no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face por causa do esforço realizado pelos músculos da mastigação. Estalos ao abrir e fechar a boca e alterações do sono são outros sinais frequentes.

Como tratar o Bruxismo?

O principal tratamento para essa disfunção é o uso da placa de acrílico ou silicone confeccionada em laboratório, sendo específica a cada paciente, já que toma como base o molde de cada indivíduo. Essa placa dever ser utilizada pelo paciente a cada momento de sono, a fim de minimizar o desgaste dos dentes e dos demais sintomas dolorosos. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não representa uma cura.

Meios de relaxamento que aliviam a tensão cotidiana e podem contribuir, uma vez que o ranger dos dentes pode ser decorrência de stress. Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes.

Um recurso complementar bastante importante a esse tratamento refere-se à laserterapia, a qual se faz com a aplicação local de laser de baixa potência que produz efeitos analgésicos e anti-inflamatório na região da Articulação Temporo Mandibular (ATM) e na musculatura envolvida.

Tratamento com botox para bruxismo, verdade ou mito?

A toxina botulínica, conhecida como botox, já é um meio seguro para o tratamento do bruxismo. A toxina botulínica ganhou fama nos tratamentos estéticos por retardar o surgimento de marcas de expressão. Mas tem conquistado espaço na Odontologia no tratamento do sorriso gengival e para diminuir dores que podem ser provenientes do apertamento dentário. Aliviando as dores de cabeça e relaxando os músculos da face.

Em que casos ocorre o bruxismo infantil?

As crianças que apresentam o ranger dos dentes, na maioria das vezes, são agitadas, ansiosas, podem ter uma personalidade forte, não gostam de ser contrariadas e não sabem lidar muito bem com frustrações. São agitadas até na hora de dormir e não se entregam ao sono até ficarem exaustas. Os aspectos psicológicos tais como: agressões reprimidas, problemas escolares e familiares devem ter uma atenção especial, pois se observa um aumento da ansiedade da criança por não conseguir assimilar ou exteriorizar o problema. O diagnóstico precoce e a necessidade de tratamento trará benefícios tanto dentário, quanto, em muitos casos, psicológicos.

Quais os resultados do tratamento, mesmo que tardio?

Não importa a causa do ranger, o restabelecimento da harmonia da mordida reduz a intensidade da dor e diminui o hábito de ranger os dentes. Usar placa de mordida é uma maneira de proporcionar um espaçamento forçado entre a maxila e a mandíbula. Relaxando a musculatura e aliviando a dor.

Algumas Recomendações:

• Consulte o dentista com regularidade;
• Evite apertar os dentes, quando estiver empenhado em uma tarefa ou situação mais complicada;
• Procure não mascar chicletes ou mordiscar sistematicamente objetos duros, como pontas de lápis e canetas, por exemplo;
• Faça exercícios. A prática regular de atividade física ajuda a controlar o estresse e as crises de ansiedade que podem favorecer o apertar dos dentes;
• Não se esqueça de colocar a placa interoclusal antes de dormir. Se o problema se manifestar também de dia, use-a sempre que possível.