A Odontopediatria é uma área dentro da Odontologia dedicada aos cuidados da saúde bucal de bebês, crianças e, até, adolescentes. O principal foco dessa especialidade é promover consciência sobre a importância de criar hábitos saudáveis na infância para que sejam mantidos ao longo da vida.

Ao iniciar cedo uma rotina de visitas ao odontopediatra, pais e filhos criam um vínculo de confiança com o profissional.

Na Odontopediatria, a palavra de ordem é a prevenção. Quanto mais cedo começar, melhor. Por isso, as futuras mamães podem até mesmo aproveitar a fase da gestação para receber as orientações sobre os cuidados iniciais com o bebê.

Parece cedo demais? Mas não é! O objetivo principal dos primeiros contatos com o dentista pediatra é construir uma experiência de aprendizados. Assim, você pode evitar desgastes com o tratamento corretivo de problemas já existentes. Isso é fundamental para que essa dinâmica comece livre de traumas para os pequenos.

Já para os pais, a Odontopediatria serve como um guia para percorrer e entender todas as fases da infância. Isso ocorre antes mesmo do nascimento do primeiro dentinho.

Por se tratar de um momento repleto de novas experiências, muitas dúvidas surgem. A principal delas é saber qual o momento certo de marcar a primeira visita ao odontopediatra.

Chupetas e mamadeiras

Essa primeira fase também exige o cuidado com o uso correto de mamadeiras e chupetas. Isso porque esses itens, sem o devido acompanhamento profissional, podem causar impactos no desenvolvimento da estrutura óssea e muscular da face.

Para que não ocorram deformações, os pais devem contar com o odontopediatra para receber orientações. Elas vão desde a indicação do período de uso desses acessórios, até os tipos mais adequados para cada criança.

Cáries

Já após o aparecimento dos primeiros dentes, o uso da mamadeira traz ainda mais uma preocupação: o risco das chamadas “cáries de mamadeira”. Elas estão relacionadas à inadequada higienização bucal, após a ingestão de leite e outros líquidos a noite.

Para controlar essa situação, a odontopediatra entra com as recomendações. Elas são sobre escovação, os tipos de escova e pasta de dente mais adequadas, o momento de começar a usar o flúor e o fio dental.

Bruxismo

Outro problema, além das cáries, costuma ser o bruxismo infantil. Esse hábito involuntário de ranger os dentes, que decorre, entre outros fatores, de situação de estresse emocional.

Já os problemas ortodônticos indicam a hora de tratar de eventuais correções nos ossos e na disposição dos dentes, que apresentem deformação ou estejam em posição inadequada.

O odontopediatra pode diagnosticar e indicar o melhor tratamento.