Conheça os tipos de aparelhos ortodônticos que realizamos aqui na Clopi!

01. Alinhador Estético – Invisalign®; Saiba Mais

02. Aparelho Autoligado Metálico ou de Porcelana;

03. Aparelho Convencional Metálico ou de Porcelana;

04. Aparelho Lingual.

 

Aparelho Autoligado (Metálico ou Porcelana)

Por serem ativados por meio de fios de alta performance e não necessitarem de ligaduras elásticas (“borrachinhas”), diminuindo significativamente o atrito entre o fio e o braquete, os aparelhos autoligados têm grande eficiência da movimentação dentária. Esses aspectos possibilitam mais conforto ao paciente, por permitirem a aplicação de forças superleves. Eles podem ser metálicos ou mais discretos (em porcelana ou em safira)!

Destacam-se três vantagens da técnica de aparelho autoligado em relação ao aparelho fixo convencional:
Menor atrito do sistema: os braquetes autoligados apresentam menor atrito com o fio e, com isso, menor resistência ao deslocamento dos dentes, o que diminui o desconforto da movimentação. Apresentando movimentos mais rápidos;
Melhor higienização: as ligaduras elásticas apresentam facilidade maior em acumular partículas de alimentos. Isso propicia o alojamento de bactérias e o aumento da tendência à formação de placa bacteriana e inflamação gengival. Por não utilizar essas ligaduras elásticas, o aparelho autoligado é mais higiênico;
Estética mais interessante: as “borrachinhas” dos aparelhos convencionais (convencional metálico ou mesmo convencional estético) pigmentam ao longo do mês. Pelo fato de não fazer uso desses itens, o aparelho de sistema autoligado não absorve amarelamento ou pigmentações.

 

Aparelho Convencional (Metálico ou Porcelana)

Trata-se do sistema de aparelho fixo mais conhecido, em que o braquete é preso no fio por meio das ligaduras elásticas (“borrachinhas”) e pode ser metálico ou em porcelana. Sua importância acontece, sobretudo, em função da saúde, reorganizando a estrutura facial e o alinhamento dos dentes. Dentes tortos e má oclusão, além de dificultarem a higienização correta (com escovação e uso de fio dental), podem ser responsáveis por dores de cabeça insistentes ou mesmo dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.

O aparelho fixo em porcelana assume caraterística estética, sendo uma das opções para quem deseja um visual mais discreto e também resistente a quebras.

 

Aparelho Lingual

A ortodontia lingual consiste na colocação dos braquetes de aparelho fixo na face interna dos dentes, a chamada face lingual. Dessa forma, o aparelho encontra-se fora de vista, sem que percebam que o paciente está usando.

Portanto, essa técnica atende os pacientes que buscam tratamento ortodôntico mais discreto em relação ao tratamento convencional. Além disso, o fato de os braquetes serem colocados na face interna dos dentes permite que os lábios não tenham seu contorno modificado durante o tratamento.